Bem-Vindo

Seja bem vindo ao blogue de fãs da Diana Pinto. A Diana é uma escritora do Blogger e autora, conhecida por escrever as histórias de mistério "A Escola do Terror" e "Encontro com o 666". A primeira lançada em livro em Outubro de 2015 e a segunda em Novembro de 2017.
Aqui encontra notícias, vídeos, fotos, além de conteúdo exclusivo como entrevistas feitas à Diana e aos colegas de escrita da mesma.
Obrigada pela visita e volte sempre!

sexta-feira, 24 de março de 2023

O que é um representante de autor?

 O que é um representante de um autor? O que ele faz? Como faz? Recebe algum salário?

 Descubra no artigo do blogue.

 Recentemente, anunciámos aqui que a Diana tinha se tornado a representante europeia do autor angolano Lucas Cassule. Com as várias perguntas que recebemos, fizemos um artigo que levou alguns momentos de pesquisa e de perguntas a alguns representantes de autores.

 Quais são as tarefas de um representante de um autor?

 Um representante é uma pessoa, acima de tudo, com disponibilidade e, se a tiver, pode ter as tarefas que pretender, que incluem desde lançamentos, eventos até a diálogos com a editora e com livreiros. Claro, que o representante e o autor devem ter um acordo para definirem limites e tarefas.

 O representante deve estar sempre um passo à frente no marketing do autor e apresentar propostas, por esse motivo, contactos são necessários.

 A formação do representante também pode ser variada. Se pensa que necessita de formação na área do marketing, ou da administração, saiba que não são necessárias. O representante não precisa de ter experiência, nem formação em área específica, basta ter o gosto pela leitura.

 A exemplo, Estela Soares, que nos autorizou uma entrevista, representou um autor especificamente num evento. A profissional tem formação em arqueologia, sendo que já representou em Portugal autores naturais do Brasil e de Angola.

 Como ser representante de um autor?

 Para conseguir tornar-se representante de um escritor, precisa primeiro de ser leitor desse autor. Precisa de conhecer as suas obras, conhecer o seu trabalho literário.

 Numa entrevista que fizemos a Vera Rodrigues, representante portuguesa do autor angolano Velho Kipacaça, foi-nos contado que entre eles tudo começou com a representante sendo leitora do escritor. Ao enviar um e-mail, a troca de contacto foi feita. O autor começou a escrever o "Guião de Marketing" e Vera foi a "cobaia". Foi leitora beta do livro "O Segredo Angolano", publicado pela Edições Vieira da Silva, que teve resenha divulgada pela Diana no dia 7 de Março.

 O representante também pode substituir oficialmente o escritor sempre que o mesmo não possa comparecer, ou mesmo se comparecer, até porque pode ser o mestre de cerimónias. Claro que excluem-se as sessões de autógrafos, no entanto, neste último evento, a pedido de leitores, o representante também o pode fazer.

 Dependendo dos contratos, o representante também pode fazer o autor viajar para o país do representante, seja com o seu dinheiro, seja com o dinheiro do escritor.

 Basicamente, o representante faz contactos, organiza eventos e pode fazer presenças.

 Quanto ganha um representante de autor?

 Tivemos diferentes respostas quanto a esta pergunta. Vai depender do contrato de cada representante. O autor e o representante devem comunicar para chegarem a um acordo quanto ao objectivo do cargo. Como depende de cada tarefa, os contratos também dependem bastante.

 Vera Rodrigues refere que podem não existir honorários. Já Estela Soares assumiu já ter recebido 20 euros por cada livro vendido, onde foi feito contrato com menos de um ano.

 Também existem representantes a ganharem por contratos renovados a cada dois anos que recebem 100 euros, isto em moeda europeia. Todo o pagamento é feito por transferência bancária.

 E há ainda representantes que tiveram contratos revistos após um bom trabalho, que levou a uma maior divulgação da obra dos autores, o que fez com que o salário fosse um pouco maior.

 Momento divulgação de autores que possuem representantes portugueses:

 Vera Rodrigues informou-nos que irá fazer em breve uma apresentação de "O Segredo Angolano" em Portugal.

Capa da obra

 Até lá, divulgamos aqui a resenha de Diana Pinto, directamente do blogue dela (clique no nome para aceder ao link).

Anúncio feito pela resenhista/crítica literária

 Lucas Cassule foi um dos autores presentes na Colectânea de Poesia Lusófona chamada "Mundo(s)". No dia 11 de Março ocorreu o lançamento e Diana esteve presente no lugar do escritor.

 Agradecimentos:
 - Vera Rodrigues;
 - Estela Soares;
 - Marina Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário