Tal como dissemos, aqui temos o texto completo que demos à Diana para o dia do lançamento do seu segundo livro.
Queremos agradecer à colega da Diana, Ana Catarina, por nos representar!
Agradecemos à Daniele Ferreira e à Catharina Bianchi pelas palavras. E não esquecemos a Fernanda Carolina.
"Antes de mais, temos que começar por agradecer à pessoa que nos está a representar (novamente) neste segundo lançamento. Em segundo lugar, queremos agradecer à Chiado Editora por apostar nesta jovem escritora que, mesmo sendo nova, não deixa de ter um grande talento. Infelizmente, não estamos presentes fisicamente, mas queremos deixar este pequeno texto que tem mais coração que palavras. O Afonso, o leitor brasileiro que, inicialmente, fazia parte da nossa equipa de leitores da Diana deixou a nossa equipa em Fevereiro do ano passado, mas não deixou de estar presente nestas palavras e nem deixou de ser um dos muitos leitores da Diana. Aliás, até nos ajudou a incluir os leitores brasileiros da autora espalhados por vários estados que, por viverem separados por um oceano, não puderam claramente estar presentes. Não pudemos esquecer que foi o Afonso quem teve a ideia de criar uma página de apoio às histórias da Diana e sempre iremos agradecer a ele esta sua iniciativa. A Sílvia e o Vasco apenas se juntaram à equipa. É com orgulho que dizemos que temos a página de apoio desde o dia 30 de Setembro de 2012, três anos depois do blog da Diana ter sido criado.
O que falar da sua obra “Encontro com o Passado”? Durou pouco mais de um ano no blog com o título de “Encontro com o 666” e trouxe muitos novos leitores para o blog. Depois da versão blog de “A Escola do Terror”, esta foi a segunda história mais apreciada pelos leitores. E também depois de “A Escola do Terror”, esta era a segunda história mais pedida pelos leitores para ser transformada em livro. Tinha várias semelhanças com a história anterior, mas tinha personagens mais complexas e uma forma de escrever mais adulta. Tudo passado numa escola, mas um ano de escolaridade diferente. No blog foi chamada de a quarta parte d’ “A Escola do Terror”, mesmo nem sendo uma continuação da história anterior. A verdade é que a vontade dos leitores de ter uma continuação, aconteceu em livro com este segundo lançamento. “Encontro com o Passado” é a ansiada continuação da versão livro de “A Escola do Terror”. Mas somos questionados com o facto de a autora ter alterado o título desta nova versão. Talvez tenhamos a resposta esta noite.
Estamos a falar muito das semelhanças de “Encontro com o Passado” com o anterior livro, mas, a verdade, é que as únicas semelhanças são apenas devido aos personagens caricatos e à escola (que continua a ser um terror). A verdade é que no livro anterior tínhamos apenas alunos comuns com problemas pessoais que se sobreassaíam ao longo dos capítulos como sendo podres para um possível assassino. Neste livro temos personagens mais adultas: Polícias que se fazem passar por alunos para encontrarem um assassino, acompanhantes de luxo que remetem para uma pequena comédia apenas para enganar os leitores acerca do assassino (e isso a Diana faz muito bem!), alunos com problemas com a bebida ou droga, uma personagem que se diz católica, mas que teve os seus pecados. Sem falar dos temas retratados no livro como gravidezes indesejadas, relações amorosas que não passam de relações sexuais, anabolizantes que são usados por jovens atletas, o falso catolicismo, entre outros.
Não podemos deixar de retratar o facto de duas personagens do primeiro livro terem vindo parar para este segundo: Patrícia e Diana. Patrícia, que perdeu a irmã gémea no livro anterior e que neste livro é professora na mesma escola onde perdeu a irmã, e Diana que se tornou detetive e que está a tentar resolver os homicídios. Acreditamos que quem leu o primeiro livro, com certeza irá se emocionar com alguns capítulos descritos. Especialmente quem gostava da personagem irmã gémea de Patrícia.
Alguns leitores do Brasil pediram-nos que falássemos um pouco também em nome deles sobre o lançamento deste livro.
A Daniele Ferreira, leitora desde 2011 e que também fazia (e faz) as capas para o blog da Diana, escreveu o seguinte (um pouco alterado para Português de Portugal): “Já são quase seis anos a acompanhar a Diana e eu não tenho palavras para expressar a alegria que é ver ela chegar onde chegou. Aqui, bem aqui. Eu lembro-me perfeitamente do dia em que eu disse que iria ler um livro dela, e logo após o segundo, o terceiro... enfim, Diana, eu espero que os próximos anos sejam repletos de sucesso e de muita, muita criatividade! Os meus parabéns!”
Já a Catharina Bianchi, leitora da Diana desde 2010, escreveu: “Tu sabes que és excelente em tudo que fazes e escrever não é excepção. E como um bom artista nunca pára, espero ansiosamente pelos teus futuros contos destemidos, seja no blog ou seja em livro!”
Temos também que colocar nestas nossas palavras a Fernanda Carolina, que mesmo não tendo tido tempo para nos dar algumas palavras de incentivo e apoio, foi a primeira brasileira a comprar o primeiro livro da Diana e continua a ler cada atualização nova que a autora coloca nas suas redes sociais e no seu blog.
Concluindo estas nossas palavras, “Encontro com o Passado” não foi apenas especial para a autora, foi também para nós, leitores, que sonhávamos com uma versão em livro de uma jovem escritora que, mesmo sendo nova, escreve de uma forma clara e prende o leitor à escrita.
Em Agosto de 2013 tivemos o final de “Encontro com o 666”, esta noite temos a versão livro desta história transformada em “Encontro com o Passado”.
Obrigado Diana, por nos teres trazido uma história inesquecível e principalmente, agradecemos à Chiado Editora por nos conseguir concretizar este sonho que era ver mais uma história em livro em que pudéssemos guardar na estante do nosso quarto ou guardar na mesa de cabeceira lendo um pouco durante a noite."
O que acharam?! Acho que nos fizemos representar bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário